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Universidade de Aveiro e Sogrape unem-se na recuperação de desvios olfativos em pacientes COVID-19

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O Kit TOP COVID, desenvolvido para treino do desvio olfativo destinado, em particular, a pacientes afetados pela COVID-19, vai ser apresentado a 30 de junho, a partir das 17h00, na Universidade de Aveiro (UA). O kit é 100% vegetal e foi concebido por investigadores da UA em parceria com a Sogrape, a partir de produtos naturais portugueses e subprodutos de agroindústrias.  

Numa primeira instância, a utilização do kit resultará num ensaio clínico que vai permitir à comunidade médica e científica fazer história ao apoiar os setores de atividade mais impactados pela perda de olfato, bem como criar uma base de conhecimento para o futuro. 

Com a missão de servir a comunidade e assente nas suas competências técnicas e científicas, a UA, em parceria com a Sogrape, partiu à procura de uma solução eficaz na recuperação e tratamento de desvios olfativos. Assim, nasceu o TOP COVID, um kit 100% vegetal para o treino de desvios olfativos, incluindo em pacientes com COVID-19. 

O kit TOP COVID – Treino Olfativo Pacientes Covid-19 – é constituído por cinco discos de aromas naturais, criados a partir de matérias-primas 100% vegetais e sem qualquer tipo de conservante, como pó de alecrim, pó de casca de tangerina com pó de bagaço de Baga, pó de bagaço de Touriga Nacional com grãos de erva doce, pó de gengibre com pó de bagaço de Baga e folhas de orégãos. A seleção destes produtos teve como base a utilização racional dos recursos naturais e o facto de serem produtos conhecidos pela população portuguesa, que desencadeiam memórias olfativas positivas associadas a alimentos ou à natureza e nos permitiram criar várias notas de aromas, com diferentes intensidades.

A Sogrape, enquanto parceira do projeto, contribui com todo o seu know-how na análise de aromas, bem como com o fornecimento dos elementos vegetais que compõem o kit, com destaque para uvas de uma casta presente em muitos vinhos portugueses: a Touriga Nacional, proveniente das suas propriedades na região do Douro. “Parceira de longa data da Universidade de Aveiro, a Sogrape associou-se desde o primeiro momento a este projeto a favor da criação de conhecimento científico para apoiar a Comunidade, num passo alinhado com o seu compromisso para com a Sustentabilidade e, em particular, em prol do setor vitivinícola, em que a relação com o olfato é intrínseca”, explica Miguel Pessanha, Administrador da Sogrape e enólogo. 

As perturbações do olfato têm um impacto direto na qualidade de vida, principalmente para quem tem neste sentido o seu principal instrumento de trabalho, como é o caso dos enólogos, mas também dos Chefs ou dos perfumistas. Não sendo exclusiva da infeção por SARS CoV-2, esta pandemia trouxe notoriedade a este tema, dado que está entre os sintomas mais prevalentes da doença. 

Foi neste contexto que o grupo de investigação da Universidade de Aveiro, especializado na área da química de aromas e dos produtos naturais, desenvolveu o TOP COVID. De acordo Sílvia M. Rocha, professora do Departamento de Química e líder do grupo de investigação da UA, “É fundamental compreender que tipo de moléculas libertadas pelos discos de aromas são mais eficazes na recuperação do olfato ou se o seu impacto é igual nos diferentes tipos de desvios olfativos. Este conhecimento, que pode ser criado pela combinação de diferentes domínios de informação, é crucial para o desenvolvimento de futuras estratégias de intervenção no contexto clínico.

Numa primeira fase, foram produzidos 100 kits doados ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga que irá agora avaliar, através da realização de um ensaio clínico, em colaboração com a UA, a sua eficácia no treino de estimulação e regeneração do epitélio olfativo em indivíduos com comprovada perda olfativa e/ou com desvios olfativos resultantes da infeção pela COVID-19. 

É de realçar, ainda, que este kit foi desenvolvido num forte compromisso com a sustentabilidade do produto. Os materiais são recicláveis e os elementos vegetais utilizados na produção dos discos foram selecionados de forma a valorizar produtos nacionais e locais. Mais tarde, existe ainda a hipótese deste kit vir a ser comercializado. 

Assistir aqui à sessão de apresentação:  https://youtu.be/boOgAvZ15rs