Bem-vindo
Acreditamos no consumo responsável de bebidas alcoólicas.

Este site destina-se a pessoas com idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas. Ao entrar no website da Sogrape Distribuição, confirma ter a idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com a lei em vigor no país de acesso ao site.

Sim
Não
Wine in Moderation

Seja responsável. Beba com moderação.

Notícia

2015 é ano de Barca-Velha

Ler notícia

Chegou a notícia mais aguardada para os  apreciadores de grandes vinhos de Portugal e do mundo. Passados 9 anos de uma vindima de  excelência no Douro, que a enologia e o tempo souberam exaltar, a decisão está tomada. Barca Velha 2015 chega ao mercado ainda antes do verão.  

A exigência numa declaração de Barca-Velha é conhecida. Afinal, desde 1952 até hoje, apenas 21  colheitas mereceram o estatuto de expoente máximo do Douro com a assinatura de Casa  Ferreirinha. Uma decisão enológica que na Sogrape se recebe com um misto de celebração e  responsabilidade. “O anúncio de um novo Barca-Velha é sempre um momento muito especial e de enorme  alegria. Por um lado, há o orgulho de ver nascer um dos mais emblemáticos e reconhecidos vinhos nacionais,  e por outro, a consciência do cuidado imprescindível para escrever um novo capítulo nesta história sem  igual no setor vitivinícola”, comenta Fernando da Cunha Guedes, Presidente da Sogrape.  

Graciosidade, carácter e persistência são alguns dos adjetivos que o enólogo Luís de Sottomayor  utiliza para descrever o vinho, mas foi a sua impressionante capacidade de guarda que ditou o  juízo final quanto a Barca-Velha 2015. “2015 foi uma vindima curta e atípica, mas muito próspera em  qualidade, marcada por pouca chuva e duas ondas de calor em junho e em julho, que contribuíram para a  produção de vinhos muito complexos, com boa estrutura e fruta bem presente”, descreve o responsável  para quem sempre houve uma “enorme convicção quanto ao destino desta colheita”, e que agora se  confirma.  

Declarado apenas em anos verdadeiramente excecionais, Barca-Velha é, desde a sua criação,  elaborado com uvas selecionadas de diferentes altitudes no Douro Superior. A Quinta da Leda,  com 170 hectares de vinha, dá atualmente origem à maior parte do lote composto pelas castas  tradicionais da região.  

Barca-Velha 2015 chegará ao mercado em junho deste ano.